Home   |   Sobre o Portal   |   Grupos de Pesquisa   |   Graduação em Nanotecnologia

Graduação em
  Nanotecnologia

Sobre o Curso

Estrutura Curricular

Periodizações Sugeridas

Introdução à Pesquisa

Regulamento

Comissão de Coordenação

CA de Nanotecnologia

Secretaria de Graduação

Polo Xerém

Links

Perguntas frequentes

  Polo Xerém

Nos últimos anos, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) vem se capacitando para realizar pesquisa de ponta em diversas áreas afins à metrologia científica. Em particular, em sua Divisão de Metrologia de Materiais (DIMAT), o Inmetro conta atualmente com um conjunto de laboratórios e equipamentos que permite uma atuação de alta qualidade em diversas áreas de nanociência e nanotecnologia.

Entendendo que a formação de recursos humanos em áreas de alta tecnologia é um dos gargalos históricos do país, Inmetro e UFRJ estabeleceram um convênio visando a implantação de um novo campus da UFRJ em Xerém. Nesse campus, estudantes de graduação e pós-graduação terão a oportunidade de acesso à infra-estrutura laboratorial do Inmetro. Desta forma, universidade e laboratório atuarão de forma complementar e simbiótica, de forma semelhante ao modelo existente, por exemplo, na U. C. Berkeley e Lawrence Berkeley National Laboratory, nos EUA.

O Polo de Xerém da UFRJ iniciou suas atividades didáticas no segundo semestre de 2008. Dentre os cursos oferecidos neste pólo a partir de 2010, está precisamente o de Nanotecnologia. Inicialmente, serão oferecidas as Ênfases em Física e Bionannotecnologia.

A união das linhas de pesquisas existentes no campus do Fundão com aquelas existentes no Inmetro possibilitará ao estudante a oportunidade de contato com inúmeros laboratórios e técnicas experimentais em N&N, tornando sua formação ainda mais abrangente, e permitindo o intercâmbio de pesquisadores entre as duas instituições. Em particular, estudantes poderão cursar seus requisitos de Introdução à Pesquisa em Nanotecnologia nos laboratórios do Inmetro.

Veja aqui os laboratórios e linhas de pesquisa da DIMAT/Inmetro.

polo xerem

Laboratórios do Inmetro em Xerém, Duque de Caxias (RJ). Em amarelo, a área destinada ao futuro campus da UFRJ.

 

 

 

      Universidade Federal do Rio de Janeiro - Nanociência e Nanotecnologia - graduacao@nano.ufrj.br
Valid CSS! Valid XHTML 1.0 Transitional STI - Setor de Tecnologia da Informação